2 Fireballs Registrados na Noite Entre 16 e 17 de Abril de 2019

Tempo de leitura: 5 min

Bólidos e FireballsNotícias

Written by:

Originalmente publicado por no site da AMS

Ontem à noite foi uma noite movimentada para a AMS: 2 eventos de fireballs muito brilhantes ocorreram com menos de 6 horas de diferença.

Bólido sobre a Alemanha: 45 relatos de 4 países

Primeiro, a AMS recebeu 45 relatos (até então) sobre um fireball verde e lento visto do norte da Alemanha na terça-feira, 16 de abril de 2019, por volta das 21: 50h TU,  (23h50, horário local – CEST). O evento foi visto principalmente da Alemanha, mas também foram recebidos relatos da Suécia, Dinamarca e Holanda.

AMS Event #1774-2019 – Witness location and estimated ground trajectory

AMS Evento #1774-2019 – Localização das testemunhas e trajetória estimada do solo.

Trajetória

A trajetória 3D preliminar calculada com base em todos os relatos enviados à AMS* mostra que o fireball viajou do sudeste para o noroeste e sua trajetória teve fim logo acima de Hamburgo.

* através de parceiros da AMS: Arbeitskreis Meteore e.V. (D), a Organização Internacional de Meteoros, Werkgroep Meteoren (NL), Vallendesterren (NL) e UKMON (UK).

AMS Event #1774-2019 – Estimated 3D trajectory

AMS Evento #1774-2019 – Trajetória estimada em 3D.

Vídeo

Através da estação de monitoramento AllSky6 da AMS, os operadores de câmera André Knöfel de Lindenberg e Sirko Molau de Seysdorf da Alemanha, capturaram o evento (veja o vídeo). Foi a única mídia recebida pela AMS sobre esse evento até agora.

Fireball sobre Delaware: 325 relatos de 12 estados

A AMS também recebeu 325 relatos até agora sobre outro fireball brilhante e verde que aconteceu sobre Delaware na mesma noite, às 02:57 TU (22:57 EDT). Os relatos foram enviados de Washington DC, Delaware, Massachusetts, Maryland, Carolina do Norte, New Hampshire, New Jersey, Pennsylvania, Carolina do Sul, Virginia, Vermont e Virginia do Oeste.

AMS Event #1775-2019 – Witness location and estimated ground trajectory

AMS Evento #1775-2019 – Localização das testemunhas e trajetória estimada do solo.

Trajetória

A trajetória 3D preliminar calculada com base em todos os relatos enviados à AMS, mostra que o fireball se deslocou de norte a sul e terminou sua trajetória sobre o Oceano Atlântico em frente à praia de Bethany, DE. Isso significa que, se algum fragmento resistiu à passagem atmosférica, caiu no mar.

AMS Event #1775-2019 – Estimated 3D trajectory

AMS Evento #1775-2019 – Trajetória estimada em 3D.

Vídeo

Duas câmeras AllSky6 da AMS, uma operada por Elizabeth Warner (MD) e outra por Ed Abel Mathias (WV) registraram o evento:

https://www.youtube.com/watch?v=mofwgZhT_p4

Fireball, meteorito …?

Vários meteoros de magnitude de um fireball ocorrem na atmosfera da Terra todos os dias. A maioria destes, no entanto, ocorre sobre os oceanos, regiões desabitadas e muitos são ofuscados pela luz do dia. Aqueles que ocorrem à noite também têm pouca chance de serem detectados devido ao número baixo de pessoas que os notam.

Além disso, quanto mais brilhante o fireball, mais raro é o evento. Como regra geral, as chances de enxergar um fireball de uma certa magnitude é cerca de 3 vezes menor que um de 1 magnitude menos brilhantes. Observadores experientes podem esperar ver apenas um fireball de magnitude -6 para cada 200 horas de observação de meteoros, enquanto um Fireball de magnitude -4 pode ser esperado uma vez a cada 20 horas aproximadamente.

Originalmente publicado por   no website AMS.

Comments are closed.