capaQuem

A BRAMON

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros é uma organização aberta e colaborativa, mantida por voluntários e colaboradores e sem fins lucrativos. A BRAMON tem como missão desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, que são realizadas por estações de monitoramento mantidas por seus membros.

Parece uma coisa complicada, certo? Mas não é!

Participar da BRAMON é uma ótima oportunidade para contribuir ativamente de uma forma simples e prazerosa para a astronomia, coletando dados, realizando pesquisas e produzindo conhecimento sobre a história da formação de nosso Sistema Solar.

Entre os objetivos da BRAMON, os principais são:

  • Realizar a captura de meteoros em imagens para astrometria e cálculo de suas órbitas;
  • Colaborar na catalogação de novos radiantes de chuvas de meteoros;
  • Realizar análises espectográficas de meteoros;
  • Triangular possíveis locais de quedas de meteoritos;
  • Coletar dados referentes a outros fenômenos que possam ser captados pelas estações; e
  • Agregar a colaboração pública e de instituições de ensino básico e superior de forma a tornar a rede uma ferramenta de ensino e divulgação científica.

Quem são os membros da BRAMON?

Os membros da BRAMON são pessoas interessadas em astronomia e em pesquisa científica sobre meteoros. Sendo profissional ou amador, você pode se unir aos esforços da BRAMON, bastando apenas ter vontade de colaborar e algumas horas semanais disponíveis para processar os resultados obtidos por sua estação de capturas.

Além disso, também são bem-vindas pessoas jurídicas como escolas, universidades, institutos de pesquisa e planetários para compor a equipe da rede. Essa união em prol de um objetivo em comum é fundamental para a ciência e para que os resultados de nossas pesquisas sejam sempre divulgados. Você não precisa ter conhecimento profundo sobre o assunto para colaborar com a BRAMON.

As instruções de criação e manutenção das estações são transmitidas aos membros mais novos pelos membros mais antigos por meio de vídeos explicativos, tutoriais e até mesmo auxílios presencial e/ou remoto, quando possível.

Difusão do conhecimento

A rede tem como principal meta a produção e difusão do conhecimento em sua área de atuação, sempre procurando e incentivando o trabalho em parceria com entidades amadoras e profissionais. Acesse nossos dados.

A BRAMON está sempre buscando parcerias para a troca de experiências e dados com pesquisadores e entidades que desejem participar de qualquer pesquisa científica voltada ao estudo de eventos que possam ser capturados pelas estações da rede.

Para que o objetivo da BRAMON seja alcançado, o conhecimento produzido pelos membros e parceiros deve ser, sempre que possível, de domínio público. Acesse imagens capturadas.

Os dados coletados pela rede!

Principal produto da BRAMON, os dados coletados poderão ser utilizados tanto por membros da rede quanto por qualquer instituição ou pessoa que pretenda aplicá-los na realização de pesquisas científicas. A única contrapartida é que, nos trabalhos resultantes, os créditos sejam atribuídos a todos os operadores que colaboraram na coleta de dados.

Então, sinta-se à vontade para requisitar dados necessários a sua pesquisa.