BRAMON na Semana Valentina 2018, Cacimbinhas – AL.

Tempo de leitura: 3 min

EventosPalestras

Written by:

 

BRAMON NA SEMANA VALENTINA 2018

Entre os dias 05 e 09 de março de 2018 a equipe da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA), apoiada pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) promoveu a Semana Valentina 2018, nas dependências da Escola Estadual Muniz Falcão, Cacimbinhas-AL.

Cartazes mostrando um pouco da presença feminina nas Ciências. (Foto Divulgação).

O evento objetivava uma reflexão sobre a participação da mulher no desenvolvimento da Astronomia e Astronáutica. Tendo contado com uma exposição de cartazes, sessão de cinema e mesa redonda sobre a luta feminina na participação do desenvolvimento científico. Cerca de 300 jovens e profissionais da educação, que atuam nesta unidade escolar, foram atendidos nos ciclos do evento.

Comunidade escolar participa da exibição de filmes com a temática científica. (Foto: Divulgação)

Dentre as principais discussões geradas esteve o martírio da filósofa e astrônoma Hipátia, morta por fanáticos religiosos. O que possibilitou uma discussão sobre a coragem de Hipátia diante das tradições e conflitos da sociedade de seu tempo.

O professor Jenivaldo Lisboa* conduziu a mesma redonda, além de atuar na organização e divulgação da Semana Valentina 2018.

*Jenivaldo Lisboa de Araújo é Mestre em Ciências – IQB/UFAL. Integrante da BRAMON desde 2017. mantém estação de monitoramento de meteoros em Cacimbinhas-AL.

Imagens cedidas por Jenivaldo Lisboa. Edição de texto: Lauriston Trindade.

Comments are closed.