Operadores
Login

Esqueceu a senha?

BRAMON | Bólido do Dia do Asteroide sobre São Paulo
3027
post-template-default,single,single-post,postid-3027,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Novidades

Bólido do Dia do Asteroide sobre São Paulo

Um belo bólido foi visto no interior do Estado de São Paulo no final da madrugada desse Dia do Asteroide, 30 de junho. O meteoro foi registrado por 4 câmeras da BRAMON em Nhandeara e Patos de Minas, e também por pelo menos 4 câmeras do climaaovivo.com.br e do Projeto Ícaro Brasil. Confira no vídeo abaixo:

O bólido

De acordo com as análises preliminares, o bólido iniciou sua fase brilhante às 04:17 da madrugada (07:17 UTC) deste dia 30 de Junho a 84,6 Km de altitude acima do município de Penápolis e seguiu na direção nordeste a 16,9 Km/s (68840 Km/h) até desaparecer a 29,6 Km de altitude sobre o município de Urupês. Apesar de bastante luminos, as análises indicam que o bólido foi gerado por um pequeno fragmento de rocha espacial com cerca de 100 gramas de massa e foi completamente vaporizado durante a passagem atmosférica.

Mapa da trajetória preliminar do bólido - Créditos: BRAMON

Mapa da trajetória preliminar do bólido – Créditos: BRAMON

Dia do Asteroide

Por coincidência, esse pequeno e inofensivo meteoroide atingiu nossa atmosfera no Dia Internacional do Asteroide, que é uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, celebrada no dia 30 de junho de cada ano e destina-se a alertar a população e as autoridades sobre a ameaça de um impacto catastrófico por um asteroide.

A data lembra o Evento de Tunguska, ocorrido na Sibéria no dia 30 de junho de 1908, quando o impacto de um asteroide destruiu oitenta milhões de árvores em uma área de dois mil quilômetros quadrados.

Este ano, devido à pandemia, as atividades presenciais foram substituídas por eventos virtuais. E entre as diversas lives organizadas por associações e grupos de astronomia de todo o mundo, a BRAMON transmitirá à partir das 18:30 uma live organizada pelo Canal Notícias Astronômicas com a participação de diversos palestrantes falando sobre o tema. Não percam:

Nenhum Comentário

Desculpe, os comentários estão fechados agora.