Bólido do Dia do Asteroide sobre São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e Fireballs

Written by:

Um belo bólido foi visto no interior do Estado de São Paulo no final da madrugada desse Dia do Asteroide, 30 de junho. O meteoro foi registrado por 4 câmeras da BRAMON em Nhandeara e Patos de Minas, e também por pelo menos 4 câmeras do climaaovivo.com.br e do Projeto Ícaro Brasil. Confira no vídeo abaixo:

O bólido

De acordo com as análises preliminares, o bólido iniciou sua fase brilhante às 04:17 da madrugada (07:17 UTC) deste dia 30 de Junho a 84,6 Km de altitude acima do município de Penápolis e seguiu na direção nordeste a 16,9 Km/s (68840 Km/h) até desaparecer a 29,6 Km de altitude sobre o município de Urupês. Apesar de bastante luminos, as análises indicam que o bólido foi gerado por um pequeno fragmento de rocha espacial com cerca de 100 gramas de massa e foi completamente vaporizado durante a passagem atmosférica.

Mapa da trajetória preliminar do bólido - Créditos: BRAMON

Mapa da trajetória preliminar do bólido – Créditos: BRAMON

Dia do Asteroide

Por coincidência, esse pequeno e inofensivo meteoroide atingiu nossa atmosfera no Dia Internacional do Asteroide, que é uma data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, celebrada no dia 30 de junho de cada ano e destina-se a alertar a população e as autoridades sobre a ameaça de um impacto catastrófico por um asteroide.

A data lembra o Evento de Tunguska, ocorrido na Sibéria no dia 30 de junho de 1908, quando o impacto de um asteroide destruiu oitenta milhões de árvores em uma área de dois mil quilômetros quadrados.

Este ano, devido à pandemia, as atividades presenciais foram substituídas por eventos virtuais. E entre as diversas lives organizadas por associações e grupos de astronomia de todo o mundo, a BRAMON transmitirá à partir das 18:30 uma live organizada pelo Canal Notícias Astronômicas com a participação de diversos palestrantes falando sobre o tema. Não percam:

Comments are closed.