Grande bólido no Sertão de Pernambuco

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e FireballsNotícias

Written by:

Um grande bólido iluminou o sertão na divisa entre Pernambuco e Paraíba na noite desta quarta, 15 de julho. As primeiras informações dão conta de que ele ocorreu às 18h59min (horário de Brasília), e foi visto a partir de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia.

Bólido registrado a partir de Cabrobó, PE - Créditos Atel Telecom / climaaovivo.com.br

Bólido registrado a partir de Cabrobó, PE – Créditos Atel Telecom / climaaovivo.com.br

O meteoro foi registrado por pelo menos sete câmeras do climaaovivo.com.br e diversos relatos de testemunhas se somaram para que se traçasse a trajetória e melhores características deste fenômeno que chamou a atenção de todos em muitas cidades da região e se tornou um assunto de grande destaque nas redes sociais.

Abaixo temos a compilação das imagens em vídeo do meteoro. Agradecemos a parceria com o Clima Ao Vivo e aos seus parceiros que cederam gentilmente as imagens de suas câmeras para as análises da BRAMON.

A partir de análises dos vídeos, a BRAMON calculou a trajetória do bólido, que surgiu a 84 Km de altitude, próximo ao município de Carnaíba (PE) e seguiu a uma velocidade de 12,5 Km/s (45.000 Km/h) na direção sudeste, desaparecendo a 27 Km de altitude sobre o município de Caroalina (PE).

Trajetória calculada do bólido - Créditos: BRAMON

Trajetória calculada do bólido – Créditos: BRAMON

A BRAMON segue trabalhando com os dados em busca de definir estimativas de tamanho e massa do objeto que entrou na atmosfera nas proximidades de Serra Talhada (PE), entretanto, todos os indícios levam a crer que o fenômeno deixou meteoritos em solo, e poderão ser encontrados, principalmente no município de Sertânia.

A partir do momento que novas informações forem calculadas, divulgaremos em nossas redes sociais.

E se você viu ou registrou esse ou outro bólido, mande seu relato: bramon.imo.net

 

Comments are closed.