Operadores
Login

Esqueceu a senha?

BRAMON | Análise do fireball da Flórida
2606
post-template-default,single,single-post,postid-2606,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Novidades

Análise do fireball da Flórida

Um grande fireball foi visto sobre a Flórida, por volta das 22:54 do dia 30 de março (31/03/2019 03:54 UT).  Diversos vídeos já foram divulgados e mais de 200 relatos já foram enviados para a AMS (American Meteor Society). O Satélite GOES-16 detectou um pequeno flash associado à passagem do meteoro pela atmosfera. Vejam uma compilação de alguns dos vídeos já confirmados.

Além dos vídeos que foram relatados na AMS, também existiram relatos de Sonic Boom, onde 8 pessoas escutaram. Como mostrado na figura a baixo.

Fonte: AMS

Após análise dos vídeos do fireball da Flórida, já temos um mapa preliminar. A trajetória foi traçada a partir da triangulação de dois vídeos obtidos em Jacksonville e Gainesville e o resultado da triangulação corresponde com a imagem do flash registrado pelo satélite GOES-16 do horário do meteoro. Isso confirma que o flash detectado no satélite está associado ao evento.

O meteoro atravessou a atmosfera com velocidade média de 14.94 Km/s em um ângulo de 67° e foi visível até a altitude de 15.45 Km, o que é consideravelmente baixa para um meteoro e um forte indício que o mesmo deixou meteoritos em solo à noroeste da cidade de Perry, no Condado de Taylor.

Pelo brilho percebido nas imagens e principalmente a altitude final do bólido, são grandes as chances de haver meteoritos em solo. A partir da trajetória calculada e da análise do ventos existentes na região, estimamos que poderíamos encontrar fragmentos na área destacada no mapa. Não calculamos a massa inicial do objeto e nem a massa resultante da passagem do objeto pela atmosfera em função da falta de dados mais precisos a respeito do mesmo. Mas na estimativa da área de dispersão consideramos fragmentos de 1 g até 10 Kg.

A BRAMON segue buscando novos dados e informações que permitam apurar melhor o evento. Assim que houverem novidades desse caso, será divulgado aqui.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Google+
http://www.bramonmeteor.org/bramon/bolido-da-florida">
Twitter