Operadores
Login

Esqueceu a senha?

BRAMON | A chuva de meteoritos L’Aigle
1377
post-template-default,single,single-post,postid-1377,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Novidades

A chuva de meteoritos L’Aigle

Esta foi uma autêntica chuva de meteoritos com mais de 3000 fragmentos de um condrito L6 que ocorreu ao norte da cidade L’Aigle, na Normandia, França, 70km a oeste de Paris. O evento ocorreu as 13h (horário local) em 26 de abril de 1803. Mais de 37kg de matéria foi recuperado. Este foi um evento muito importante para o início da discussão científica para o entendimento dos meteoritos e suas origens.

Até aquela data, a ideia de que rochas poderiam cair do céu era tida como fantástica demais. E qualquer queda de meteorito era tratada com ceticismo. mas, no evento de L’Aigle, a Academia Francesa de Ciências enviou o jovem Jean-Baptise Biot para investigar. Seu minucioso trabalho e posterior relatório descrevendo a certeza da origem extraterrestre daquelas rochas dando origem à Ciência de meteoros.

L’Aigle marca a primeira recuperação de peças de meteoritos com mapeamento dos locais. Hoje, esta técnica de mapeamento recebe o nome de “Strewn field”.

Mapa de L’Aigle/Peças do meteorito L’Aigle.

Texto e Edição: Lauriston Trindade*

*Lauriston Trindade é graduando em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Integrante da BRAMON desde 2015. Co-descobridor de chuvas de meteoros e membro da International Meteor Organization (IMO).

Nenhum Comentário

Desculpe, os comentários estão fechados agora.