Possível Meteoro Earthgrazer na Austrália

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e FireballsNotícias

Written by:

Na noite de 14 de junho, os poucos habitantes do oeste australiano foram surpreendidos por um fenômeno único e fascinante: uma enorme bola de fogo esverdeada cruzou os céus passando sobre algumas cidades, proporcionando um espetáculo de luz que durou mais de 30 segundos e foi filmado a partir de pelo menos 8 localidades. Confira no vídeo:

As imagens divulgadas não mostram o início nem o fim do meteoro. Em todas elas, ele já aparece bastante brilhante e parece sumir entre as nuvens. Isso não permite determinar a trajetória com exatidão, mas podemos concluir que ele percorreu uma enorme distância durante os mais de 30 segundos em que passou pela atmosfera.

Devido à sua longa duração, a ausência de fragmentação e à constância de sua cor e brilho, a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) concluí que possivelmente se trata de um meteoro earthgrazer, ou seja, um meteoro que ocorre quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera em um ângulo muito baixo e termina retornando ao espaço.

Trajetória estimada do meteoro - Créditos: BRAMON

Trajetória estimada do meteoro – Créditos: BRAMON

A partir da análise dos vídeos, também foi possível estimar sua trajetória pela atmosfera. Não se sabe exatamente onde o meteoro se iniciou, mas é possível afirmar que ele passou entre Barrow Island e Cape Preston, seguindo aproximadamente na direção norte-nordeste desaparecendo sobre o Oceano Índico.

Sua velocidade foi estimada em cerca de 20 Km/s (72 mil Km/h) e seu brilho intenso indica uma massa elevada, possivelmente de um pequeno asteroide com algumas toneladas.

One Reply to “Possível Meteoro Earthgrazer na Austrália”