Bola de fogo corta os céus de Goiás e Distrito Federal

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e FireballsNotícias

Written by:

No final da tarde dessa quarta, 22 de julho, muitas pessoas em Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais, aguardavam o melhor momento para ver o Cometa Neowise. Mas de repente, um belo meteoro roubou a cena e se tornou sensação, um dos temas mais comentados nas redes sociais da região.

No momento em que ocorreu, precisamente às 18:23, o céu ainda era tomado pelo brilho do crepúsculo solar. Ainda assim, aquela bola de fogo cortando os céus chamou a atenção de várias pessoas.

Nesse horário, logo após o pôr do Sol, as câmeras da BRAMON ainda não estavam ativas, mas Ivan Soares, operador das estações IDS em Patos de Minas, presenciou o meteoro enquanto se preparava para tentar registrar o Cometa Neowise. De São Paulo, Renato Poltronieri, diretor e fundador da rede também viu e registrou o horário. Assim, pudemos solicitar as imagens aos nossos parceiros do Clima ao Vivo, que depois de uma busca minuciosa encontraram um vídeo em Lagoa da Prata.

Além dos diversos relatos enviados através da ferramenta bramon.imo.net, outros dois vídeos gravados por Daniel Basile a partir de Goiânia, e por Mário Soares, de Brasília, ajudaram a BRAMON a determinar a trajetória do objeto. Confiram os vídeos abaixo:

Trajetória

Analisando os vídeos registrados em Lagoa da Prata, Goiânia e Brasília, a BRAMON determinou a trajetória preliminar do bólido. A bola de fogo surgiu no acima do município de Santa Bárbara de Goiás e seguiu à noroeste, na direção do município de Britânia.

Trajetória preliminar do bólido - Créditos: BRAMON

Trajetória preliminar do bólido – Créditos: BRAMON

A BRAMON segue trabalhando na análise dos relatos enviados e dos possíveis vídeos que podem surgir desse meteoro para esclarecer todos os detalhes desse caso. E na noite dessa quinta feira, 23/07, a BRAMON organizará uma Live onde será discutido tudo sobre essa bola de fogo que cruzou o céu de Goiás e foi visto a partir de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Goiás.

Se você viu ou filmou esse meteoro, envie seu relato para bramon.imo.net​.

 

3 Replies to “Bola de fogo corta os céus de Goiás e Distrito Federal”

  1. […] cerca de uma semana, outro bólido foi registrado nos céus do nordeste, entre Carnaíba, Sertão de Pernambuco, e […]

  2. […] cerca de uma semana, outro bólido foi registrado nos céus do nordeste, entre Carnaíba, Sertão de Pernambuco, e Princesa Isabel, […]

  3. […] cerca de uma semana, outro bólido foi registrado nos céus do nordeste, entre Carnaíba, Sertão de Pernambuco, e Princesa […]