Bólido muito luminoso sobre São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e Fireballs

Written by:

Câmeras da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, e do Clima ao Vivo, registraram um grande bólido no interior de São Paulo na madrugada dessa sexta, 24 de abril de 2020. Confira o vídeo:

Análises

De acordo com as análises preliminares, o meteoro entrou na atmosfera às 05:24 UT (02:24 no horário de Brasília) com uma velocidade de 19 Km/s (68.400 Km/h) em um ângulo de 42,7° em relação ao solo. O meteoro começou a brilhar a 77,7 Km de altitude o sobre o município paulista de Fernandópolis. Seguiu na direção nordeste chegando a atingir a magnitude -11.7 quando explodiu e se extinguiu a 27,4 Km de altitude sobre o município de Riolândia, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

Mapa preliminar da trajetória do bólido - Créditos: BRAMON

Mapa preliminar da trajetória do bólido – Créditos: BRAMON

Registros

O meteoro foi registrado por 3 estações BRAMON em Nhandeara, SP, administradas pelo atual Diretor da Rede, Renato Poltronieri. Também foi registrado por mais 7 câmeras do Clima ao Vivo, 4 delas em Minas Gerais, nos municípios de Divinópolis, Lagoa da Prata, Oliveira e São Francisco de Paula, e 3 câmeras nos municípios paulistas de Barretos, Monte Azul Paulista e São Paulo.

As análises preliminares foram feitas a partir da triangulação das imagens de Nhandeara e de Monte Azul. A medida que novas imagens surgirem que possam refinar os resultados, publicaremos aqui.

Se você viu ou registrou esse ou outro bólido, pode enviar seu relato e suas imagens para a BRAMON através do formulário disponível em bramon.imo.net . É fácil, rápido e você contribui com a ciência dos meteoros no Brasil.

 

Comments are closed.