Originalmente publicado por site da AMS
noOntem à noite foi uma noite movimentada para a AMS: 2 eventos de fireballs muito brilhantes ocorreram com menos de 6 horas de diferença.
Bólido sobre a Alemanha: 45 relatos de 4 países
Primeiro, a AMS recebeu 45 relatos (até então) sobre um fireball verde e lento visto do norte da Alemanha na terça-feira, 16 de abril de 2019, por volta das 21: 50h TU, (23h50, horário local – CEST). O evento foi visto principalmente da Alemanha, mas também foram recebidos relatos da Suécia, Dinamarca e Holanda.
Trajetória
A trajetória 3D preliminar calculada com base em todos os relatos enviados à AMS* mostra que o fireball viajou do sudeste para o noroeste e sua trajetória teve fim logo acima de Hamburgo.
* através de parceiros da AMS: Arbeitskreis Meteore e.V. (D), a Organização Internacional de Meteoros, Werkgroep Meteoren (NL), Vallendesterren (NL) e UKMON (UK).
Vídeo
Através da estação de monitoramento AllSky6 da AMS, os operadores de câmera André Knöfel de Lindenberg e Sirko Molau de Seysdorf da Alemanha, capturaram o evento (veja o vídeo). Foi a única mídia recebida pela AMS sobre esse evento até agora.
Fireball sobre Delaware: 325 relatos de 12 estados
A AMS também recebeu 325 relatos até agora sobre outro fireball brilhante e verde que aconteceu sobre Delaware na mesma noite, às 02:57 TU (22:57 EDT). Os relatos foram enviados de Washington DC, Delaware, Massachusetts, Maryland, Carolina do Norte, New Hampshire, New Jersey, Pennsylvania, Carolina do Sul, Virginia, Vermont e Virginia do Oeste.
Trajetória
A trajetória 3D preliminar calculada com base em todos os relatos enviados à AMS, mostra que o fireball se deslocou de norte a sul e terminou sua trajetória sobre o Oceano Atlântico em frente à praia de Bethany, DE. Isso significa que, se algum fragmento resistiu à passagem atmosférica, caiu no mar.
Vídeo
Duas câmeras AllSky6 da AMS, uma operada por Elizabeth Warner (MD) e outra por Ed Abel Mathias (WV) registraram o evento:
https://www.youtube.com/watch?v=mofwgZhT_p4
Fireball, meteorito …?
Vários meteoros de magnitude de um fireball ocorrem na atmosfera da Terra todos os dias. A maioria destes, no entanto, ocorre sobre os oceanos, regiões desabitadas e muitos são ofuscados pela luz do dia. Aqueles que ocorrem à noite também têm pouca chance de serem detectados devido ao número baixo de pessoas que os notam.
Além disso, quanto mais brilhante o fireball, mais raro é o evento. Como regra geral, as chances de enxergar um fireball de uma certa magnitude é cerca de 3 vezes menor que um de 1 magnitude menos brilhantes. Observadores experientes podem esperar ver apenas um fireball de magnitude -6 para cada 200 horas de observação de meteoros, enquanto um Fireball de magnitude -4 pode ser esperado uma vez a cada 20 horas aproximadamente.
Originalmente publicado por website AMS.
no