Grande Meteoro Ilumina a Noite em Minas Gerais

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e Fireballs

Written by:

Um grande meteoro cruzou os céus de Minas Gerais, iluminou o madrugada desse dia 20 de maio de 2020 e foi detectado por duas câmeras da BRAMON e por diversas câmeras do climaaovivo.com.br. Confira no vídeo abaixo:

O alerta foi dado pela manhã através das redes sociais e do Cristóvão Jacques, que detectou o clarão gerado pelo meteoro na câmera allsky do SONEAR em Oliveira, MG. Pouco depois, Welter Mesquita, membro da BRAMON, informou que sua estação WMV1/MG havia detectado o meteoro muito brilhante às 06:36 TU (03:36 no horário de Brasília).

Flash do meteoro na câmera allsky do SONEAR - Créditos: SONEAR

Flash do meteoro na câmera allsky do SONEAR – Créditos: SONEAR

Além da estação do Welter, o meteoro também foi detectado pela estação IDS1/MG gerenciada por Ivan Soares em Patos de Minas, e por outras 7 câmeras do climaaovivo.com.br em Piumhi – MGLagoa da Prata – MGOliveira – MGCarmo da Mata – MG, Morro Agudo – SP, Araçoiaba da Serra – SPRio Bonito – RJ.

As análises preliminares realizadas a partir da triangulação das imagens apontam para uma trajetória de iniciada a 111 Km de altitude acima do município de Varginha seguindo na direção norte a uma velocidade de cerca de 28,74 Km/s (103,5 mil Km/h) até se fragmentar a 22,3 Km de altitude a Norte do município de Formiga, em Minas Gerais.

Mapa preliminar da trajetória - Créditos: BRAMON

Mapa preliminar da trajetória – Créditos: BRAMON

O meteoro foi classificado como esporádico (não associado a nenhuma chuva de meteoros conhecida), apresentando uma órbita bastante inclinada (51,2° em relação à eclíptica) com periélio a 0,8 UA e semieixo maior de 1,37 UA.

Órbita preliminar do meteoroide - Créditos: BRAMON

Órbita preliminar do meteoroide – Créditos: BRAMON

 

Comments are closed.