ALERTA DE REENTRADA – SL-6 R/B(2)

Tempo de leitura: 3 min

Reentradas

Written by:

O corpo de um foguete russo deve reentrar nessa noite e há chances que isso ocorra sobre o Brasil. Segundo a previsão de Joseph Remis, especialista no cálculo de reentradas, o objeto SL-6 R/B, deve cair por volta das 18:51 desse 04 de maio (horário de Brasília) no norte da Europa. Mas a margem de erro dessa previsão é de 4 horas para mais ou para menos e nesse período o objeto passa sobre o Brasil em dois momentos distintos:

– Entre 18:11 e 18:19, o objeto cruza o Brasil de sul a norte, entrando pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, cruzando Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia e Piauí;

– Se não reentrar antes, entre 20:31 e 20:34, ele cruza o extremo oeste do País passando sobre Acre e Amazonas;

Passagens do SL-6 RB sobre o Brasil

Passagens do SL-6 RB sobre o Brasil

O SL-6 R/B (NORAD 27616) é o segundo estágio do foguete Molniya-M lançado em 2002. Nesse lançamento, ele levou a órbita o Kosmos 2393, um satélite secreto russo, projetado para identificar lançamento de mísseis utilizando telescópios ópticos e sensores infravermelho. O Kosmos 2393 encerrou sua missão em 2007 e reentrou na atmosfera terrestre no final de 2013.

Molniya-M (lançamento de 1995)

Molniya-M (lançamento de 1995)

Grande parte do SL-6 R/B deve ser consumido pela passagem atmosférica, mas existe o risco que alguns destroços atinjam o solo. Embora haja algum risco, as chances de que isso possa atingir alguém ou causar algum tipo de prejuízo é muito pequena.

Se ocorrer sobre o Brasil, deve proporcionar um belo espetáculo. Além da bola de fogo A trilha de fumaça poderá ser vista por vários minutos uma vez que ela pode ocorrer numa altitude onde a atmosfera ainda estará iluminada pelo Sol. Pelo mesmo motivo, mesmo se ele não caia no Brasil, sua passagem será visível pelo mesmo motivo.

Segundo estágio do Molniya-M

Segundo estágio do Molniya-M

 

Quem quiser pode acompanhar em tempo real a posição do objeto através desse link: http://www.satview.org/?sat_id=27616U
Mas alertamos que quando está próximo da reentrada, é comum que o objeto passe alguns minutos antes do exibido no site.

Comments are closed.