Bólido sobre Minas Gerais – 07/05/2021

Tempo de leitura: 4 min

Bólidos e FireballsGeral

Written by:

A BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, recebeu na noite de 07 de maio, diversos relatos de um grande clarão da região de Patos de Minas, seguindo esses relatos, a BRAMON solicitou a pesquisa de imagens em sua rede e nas câmeras do climaaovivo.com.br, sendo possível então encontrar imagens do fenômeno em 12 câmeras de 7 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Bólido Norte de Patos de Minas no Observatório IDS / Bramon

O evento ocorreu na noite dessa sexta, 07 de maio de 2021, às 22:34 no horário de Brasília e trata-se de um meteoro muito luminoso, também chamado de bólido. O meteoro e o clarão gerado por ele foram também registrados por câmeras de segurança de Patos de Minas

 

Michael C de Patos de Minas foi o primeiro a relatar a bola de fogo no céu,

ele estava no trabalho em uma área aberta na empresa onde trabalha no distrito industrial, quando viu o clarão e olhou para o céu no sentido norte.

Logo em seguida Ivan Soares do Observatório IDS em Patos de Minas recebeu relatos de várias pessoas que chegaram através das redes sociais de algumas cidades da região, com os relatos ele verificou suas câmeras e lá estava o bólido.

 

Ivan Soares do observatório IDS e membro da BRAMON, informou que sua estação IDS4 havia detectado o bólido muito brilhante às 22:34 horário de Brasília (1:34 UTC) a estação Bramon em Catalão – GO no Instituto Prof. João  Margon Vaz, também registrou o bólido em duas câmeras, inclusive uma delas registrou o espectro que ainda será analisado,

além das duas estações Bramon o meteoro também foi detectado por outras 7 câmeras do clima ao vivo em Pedro Leopoldo – MG, Piumhi – MG, Belo Horizonte – MG, Viradouro – SP, Caçu – GO, chegou também  através das redes sócias vídeo de circuito câmera segurança de uma residência no Bairro Alto Caiçaras em Patos de Minas.

 

As análises preliminares foram feitas a partir da triangulação das imagens de Patos de Minas e Catalão.

As análises ainda estão sendo aprimoradas para que possamos determinar dados relevantes sobre o evento, ainda não se sabe se há fragmentos desse meteoroide que sobreviveram à passagem atmosférica e chegaram ao solo.

Triangulação feita a partir das imagens captadas em Patos de Minas e Catalão

A população das seguintes regiões João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Vazante, Guarda mor, Buriti e Claro de Minas, estão mais próximas de onde o meteoro entrou na atmosfera, as pessoas que moram nessas regiões ou em regiões próximas podem ajudar com qualquer informação relevante que leve a pistas se há fragmentos ou não, pistas estas visuais e auditivas. A medida que os dados forem refinados, esse post será atualizado.

 

Se você viu ou registrou esse ou outro bólido, pode enviar seu relato e suas imagens para a BRAMON através do formulário disponível em bramon.imo.net . É fácil, rápido e você contribui com a ciência dos meteoros no Brasil.

Comments are closed.