Ciência Cidadã – BRAMON e “A dinâmica de um astrônomo Amador” – UFLA/MG

Tempo de leitura: 4 min

Notícias

Written by:

Marcos Silva em sua fala na UFLA

Durante última sexta-feira (27/10), o pesquisador da BRAMON Marcos Silva*, esteve na UFLA -Universidade Federal de Lavras participando das atividades da Semana De Ciência e Tecnologia, que teve início dia 23/10 e seu fim dia 28/10.

Foi uma semana cheia de atividades e palestras sobre temas diversificados, como as Ondas Gravitacionais, o Hexágono de Saturno e o suposto planeta perdido nos confins do Sistema Solar.

A palestra de Marcos Silva teve como tema “A dinâmica de um astrônomo amador”. Foram expostas atividades como: ocultações de estrelas pela Lua e asteroides, observação de estrelas variáveis e de meteoros. Também foram mostrados projetos encontrados na internet que permitem a qualquer pessoa participar da análise de dados científicos obtidos por profissionais como: Zooniverse que possui projetos interessantes, Galaxy Zoo para classificação de galáxias, Comet Hunters que possibilita análise de imagens de candidatos a cometas e o Exoplanet Explorer, que são dados gerados pelo telescópio espacial Kepler. para exemplificar, no caso do Exoplanet Explorer, os voluntários analisam curvas de luz e procuram planetas fora do nosso Sistema Solar.

Ao falar sobre a BRAMON, foi exibida nossa metodologia e realizações da rede. Foram exibidos vídeos e imagens de meteoros capturados por nossas estações e explicados alguns fenômenos meteoríticos e como esses eventos nos oferecem dados úteis ao desenvolvimento de ciência e quais áreas são aplicados.

Marcos Silva exibe as oportunidades de atuação do Astrônomo Amador

O interesse no trabalho que a BRAMON realiza foi muito grande. Sempre sendo mencionada a admiração que possuem pela rede e a vontade de participar. Também foi informado sobre a estação que está prestes a ser montada na universidade para contribuir com o trabalho da rede.

Através desse evento foi percebido que o interesse em participar de forma real da Astronomia é sempre muito grande, mesmo em estudantes de áreas não ligadas as exatas. É uma busca social e humana, e isso é muito incentivador e nos faz querer continuar realizando um trabalho com qualidade e competência.

A BRAMON incentiva que seus operadores e pesquisadores difundam a Ciência de forma séria e transparente. Todos na BRAMON tem esta missão. Educação é um direito de todos. Educação também é um dever da BRAMON.

Fotos: Marcos Silva. Texto: Marcos Silva. Edição: Lauriston Trindade.

 *Marcos Silva é integrante da BRAMON desde agosto de 2016 em Luminárias-MG (303 Km de belo Horizonte).

*Lauriston Trindade é integrante da BRAMON desde julho de 2015. Co-descobridor de Chuva de Meteoros. Membro da IMO (International Meteor Organization) e foi representante do Brasil e da BRAMON na IMC 2017 em Petnica, na Sérvia.

Comments are closed.