Bólido diurno provoca estrondo no interior da Bahia

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e FireballsDestaques

Written by:

A passagem de um meteoro em plena luz do dia assustou os moradores de diversas localidades no interior da Bahia nesse sábado, 02 de janeiro. Moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora, relataram nas redes sociais que escutaram um forte estrondo por volta das 16h, e esses relatos motivaram a BRAMON a buscar por imagens que pudessem comprovar que o estrondo poderia estar associado a um meteoro.

Nos dados do satélite meteorológico GOES-16 foi verificada a detecção de um flash na região entre 15:50 e 16:00. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper) que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região.

Flash do meteoro registrado no Satélite GOES-16 - Créditos: NOAA / NASA

Flash do meteoro registrado no Satélite GOES-16 – Créditos: NOAA / NASA

Sabendo do local e do horário aproximado onde isso ocorreu, foi feita também uma busca nas câmeras do Clima ao Vivo na Região e, apesar do mal tempo em boa parte da região, o registro em vídeo da passagem do meteoro foi encontrado na câmera em Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15:59 desse sábado. Confira:

A BRAMON está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito desse objeto. Se você viu ou registrou esse ou outro bólido, envie seu relato para bramon.imo.net e deixe sua contribuição para a ciência.

Comments are closed.