Operadores
Login

Esqueceu a senha?

BRAMON | Sobre a BRAMON
402
page-template-default,page,page-id-402,page-parent,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Sobre a BRAMON

Brazilian Meteor Observation Network

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros é uma organização aberta e colaborativa, mantida por voluntários e colaboradores e sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, com o objetivo de produzir e fornecer dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, que são realizadas por estações de monitoramento mantidas por seus membros.

Parece uma coisa complicada, certo? Mas não é!

Participar da BRAMON é uma ótima oportunidade de contribuir de uma forma simples e prazerosa para a astronomia, coletando dados ou mesmo realizando pesquisas que podem resultar na ampliação de nosso conhecimento sobre o a história da formação de nosso Sistema Solar.


Entre os objetivos da BRAMON,  os principais são:

17660_991746427502900_6008417142391527188_n

  • Realizar a captura de meteoros em imagens para astrometria e cálculo de suas órbitas;
  • Colaborar na catalogação de novos radiantes de chuvas de meteoros;
  • Realizar análises espectrográficas de meteoros;
  • Triangular possíveis locais de quedas de meteoritos;
  • Coletar dados referentes a outros fenômenos que possam ser captados pelas estações; e
  • Agregar a colaboração pública e de instituições de ensino básico e superior de forma a tornar a rede uma ferramenta de ensino e divulgação científica.

Quem são os membros da BRAMON?

Qualquer um interessado em colaborar com a pesquisa científica sobre meteoros pode se unir aos esforços da BRAMON, bastando apenas ter vontade de colaborar e algumas horas semanais para processar os resultados obtidos por sua estação de capturas.

Tanto pessoas jurídicas como escolas, universidades, institutos de pesquisa, planetários quanto pesquisadores e astrônomos amadores e profissionais são bem vindos a compor a equipe da rede.

Nâo é necessário conhecimento profundo sobre o assunto, uma vez que todas as instruções de criação e manutenção das estações são repassadas dos membros mais antigos aos mais novos através de tutoriais, vídeos e mesmo auxílio remoto e/ou presencial, quando possível.


Difusão do conhecimento

A rede tem como principal meta a produção e difusão do conhecimento em sua área de atuação, sempre procurando e incentivando o trabalho em parceria com entidades amadoras e profissionais.

Sempre que possível, a BRAMON realiza parcerias para a troca de experiências e dados com pesquisadores e entidades que desejem participar de qualquer pesquisa científica voltada ao estudo de eventos que possam ser capturados pelas estações da rede.

Este conhecimento, por sua vez, deve sempre que possível ser de domínio público


O Logotipo da BRAMON

bramon_logo-600

O Logotipo da BRAMON é representado por um mapa do Brasil estilizado, formado por uma hipotética chuva de meteoros tendo como radiante o seu centro.

Ele apresenta, em vários aspectos, os principais objetivos da rede, como a busca de radiantes de meteoros no hemisfério sul, a união de seus diferentes membros em torno de um objetivo comum ao mesmo tempo que também explicita o espírito da rede na busca pela difusão do conhecimento adquirido através de suas atividades.

Uma característica importante é que o novo logotipo da rede, desenhado pela Fabrica de Criação e escolhido em votação pelos membros da BRAMON tem como detentor de seus direitos todos os seus operadores, não pertencendo, portanto a nenhum de seus membros em especial e podendo ser usado livremente em qualquer publicação relacionada a rede, como artigos de jornais, videos, websites, Wikipedia, entre outros.


Os dados coletados pela rede!

Principal produto da BRAMON, os dados coletados poderão ser utilizados tanto por membros da rede quanto por qualquer instituição ou pessoa que pretenda utiliza-los para a realização de pesquisas científicas. A única contrapartida é que, nos trabalhos resultantes, os créditos sejam atribuídos a todos os operadores que colaboraram na coleta de dados.
Então, sinta-se à vontade para requisitar dados necessários a sua pesquisa.