OCA Descobre Seu Primeiro Asteroide

Tempo de leitura: 3 min

Notícias

Written by:

O OCA – Observatório Campos dos Amarais administrado por Leonardo Amaral descobriu na madrugada dessa segunda (16) o seu primeiro asteroide. A descoberta ainda é muito recente e necessita de mais dados para apurar a órbita e ter uma estimativa mais precisa do seu tamanho e massa. Mas a partir dos dados preliminares, trata-se de um asteroide do cinturão principal (entre as órbitas de Marte e Júpiter) e pode ter um diâmetro entre 4 e 10 Km.

Primeiras imagens do asteroide OCA0AC4

Primeiras imagens do asteroide OCA0AC4

O objeto, provisoriamente chamado de OCA0AC4, foi detectado pela primeira vez às 01:52 desse dia 16 na direção da Constelação do Índio se movendo a uma velocidade angular de 0,22° por dia. No dia seguinte, ao perceber que o objeto registrado não parecia ser nenhum asteroide conhecido, Leonardo agendou uma varredura para ser executada na noite seguinte juntamente com Cristóvão Jacques, do SONEAR. A busca foi bem sucedida e com as observações dos dois dias, já foi possível obter um arco de 24,85 horas de observações, o suficiente para garantir que não se trata de nenhum objeto com órbita conhecida. Mas ainda existe uma possibilidade de se tratar de um objeto já descoberto anteriormente mas que não era registrado há muito tempo.

De toda forma já é uma primeira grande contribuição de Leonardo para a busca e rastreio de asteroides. Fruto de um belo trabalho, intenso e totalmente voluntário, em uma atividade de fundamental importância para o mapeamento dos riscos de um futuro impacto com a Terra.

O Observatório Campos dos Amarais está localizado no município de Bilac, no interior de São Paulo, e é operado por Leonardo Amaral, que também é membro da BRAMON e principal responsável pela descoberta de mais de 100 novas chuvas de meteoros em 2017. Tais descobertas só foram possíveis graças ao software “Encontreitor” desenvolvido por ele, que será apresentado esse ano na Conferência Internacional de Meteoros na Eslováquia.

Comments are closed.