Meteoros: nome, sobrenome e RG! – Parte II

Tempo de leitura: 3 min

Fique Sabendo

Written by:

O post de hoje dá sequência à caracterização dos elementos orbitais.

Periastro

É o ponto mais próximo que um objeto em órbita se aproxima do corpo no qual gravita. Se a órbita for ao redor do Sol, o termo mais específico deste ponto será Periélio.

Argumento do Periastro (w)

É o ângulo medido entre o nodo ascendente e o periastro, medido no plano de órbita do meteoróide. Se tivermos órbitas equatoriais não teremos nodo ascendente. Para objetos em órbita do Sol, teremos o nome deste elemento como Argumento do periélio.

Semieixo maior

É um componente geométrico presente em elipses e em hipérboles. No caso das elipses, o semieixo maior é a distância entre o centro e os pontos mais afastados.

Representação genérica do semieixo de uma elipse

Inclinação da Órbita

É o ângulo formado entre o plano da órbita e o plano de referência. Pode variar de 0º a 180º. Com órbita direta se a inclinação for até 90º e retrógrada, se a inclinação for maior que 90º. Fica mais fácil entender que quando o objeto em órbita (meteoróide) cruzar o plano de referência passando do hemisfério sul para o norte ali se dará o ponto do nodo ascendente.

Modelo esquemático com os elementos orbitais

     Na próxima semana continuaremos definindo alguns conceitos importantes dos elementos orbitais e passaremos para algo mais prático: o trabalho de determinação de órbitas dos meteoros pela BRAMON!

A BRAMON é a maior rede de monitoramento de meteoros do Brasil e uma das maiores do mundo. Em três anos de atuação já são mais de 82.000 meteoros registrados em imagens. Mais de 30.000 meteoros registrados por rádio. Temos estações de monitoramento nas cinco regiões do Brasil. Seja dia ou seja noite, faça chuva ou faça sol, somos a BRAMON! Junte se a nós. http://www.bramonmeteor.org/bramon/sobre-a-bramon/sobre-a-bramon/faca-parte/ 

Meteoros: nome, sobrenome e RG! – Parte I

Imagens sob licença CC 3.0. Edição: Lauriston Trindade

Comments are closed.