Eta Aquáridas – Uma das melhores chuvas de meteoros do ano ocorre essa semana

Tempo de leitura: 7 min

Chuvas de MeteorosDestaques

Written by:

A chuva de meteoros Eta Aquáridas 2021, que ocorre entre 21 de abril e 12 de maio, tem sua máxima essa semana, na madrugada de quarta (05) para quinta feira (06) começando e, apesar da Lua, deve ser uma das melhores do ano.

Meteoros eta aquarídeos registrados pela Estação MAD2/DF em Brasília - Créditos: Marcelo Domingues/BRAMON

Meteoros eta aquarídeos registrados pela Estação MAD2/DF em Brasília – Créditos: Marcelo Domingues/BRAMON

A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas de meteoros causadas pelos detritos do Cometa Halley. Em passagens anteriores pelo sistema Solar interior, o Halley deixou uma trilha de poeira e detritos, e a Terra atravessa essa trilha duas vezes ao ano. A segunda chuva é a Oriónidas que acontece em outubro, a Eta Aquaridas acontece agora em maio e produz uma quantidade maior de meteoros em comparação com a Oriónidas.

Nuvem de fragmentos do Cometa Halley (pontos brancos). Os fragmentos atingem a Terra de Sul para Norte entre 05 e 06 de maio gerando a Eta Aquaridas, e de Norte para Sul em 21 de outubro, gerando a Oriónidas - Créditos: meteorshowers.org / BRAMON

Nuvem de fragmentos do Cometa Halley (pontos brancos). Os fragmentos atingem a Terra de Sul para Norte entre 05 e 06 de maio gerando a Eta Aquaridas, e de Norte para Sul em 21 de outubro, gerando a Oriónidas – Créditos: meteorshowers.org / BRAMON

Essa é uma das melhores chuvas de meteoros do hemisfério sul. Embora ela seja bem visualizada no Hemisfério Norte também, como a maioria dos observadores por lá, estão em latitudes mais elevadas, as taxas de meteoros para eles é bem menor que nas regiões tropicais do planeta. Para nós aqui do Brasil, vai ser uma excelente oportunidade para observar os fragmentos do Cometa Halley em sua passagem pela atmosfera.

A Eta Aquáridas acostuma produzir aproximadamente 50 meteoros por hora, porém esse ano a Lua vai estar em fase minguante e exatamente na Constelação do Aquário, ligeiramente a direita de onde está o radiante da Eta Aquáridas. Embora a Lua esteja apenas 25% iluminada, é o suficiente para ofuscar os meteoros mais tênues, principalmente aqueles que ocorrerem mais próximos a ela.

Aqui no Brasil, quanto mais próximo à linha do Equador estiver o observador, mais meteoros terá chance de ver. Pessoas no Norte e Nordeste do país, em condições ideais poderão observar até 40 meteoros por hora.

Taxa média de meteoros por hora para a Eta Aquáridas em 2021 em condições ideais de observação - Créditos: BRAMON

Taxa média de meteoros por hora para a Eta Aquáridas em 2021 em condições ideais de observação – Créditos: BRAMON

Todas essas taxas são estimadas considerando condições ideais de observação, ou seja, uma noite sem nuvens em um local afastado das luzes das grandes cidades. Essas luzes são prejudiciais porque ofuscam as estrelas e os meteoros mais tênues, então, se você está em uma cidade, procure desligar o máximo de luzes ao redor antes de iniciar as observações.

COMO OBSERVAR

O local ideal para observação é qualquer um que esteja longe das luzes dos grandes centros urbanos, que além de ofuscar os meteoros mais tênues, também diminuem a sensibilidade da nossa visão.
Evidentemente que, em meio a uma pandemia, é importante evitar atividades em grupo, e muita gente vai preferir não sair de casa. Ainda assim, é possível observar uma chuva de meteoros estando em área urbana.

Para isso, é preciso procurar um local o mais escuro possível e que tenha uma boa visão do céu. Procure desligar as luzes ao redor e bloquear as luzes que não puder desligar. Isso ajudará a sua visão a se adaptar às condições de baixa luminosidade tornando-a mais sensível. Aí, é só se sentar ou se deitar confortavelmente, olhar para o céu e esperar pelos meteoros.

Meteoros eta aquarídeos registrados em 2013 na Austrália - Créditos: Colin Legg

Meteoros eta aquarídeos registrados em 2013 na Austrália – Créditos: Colin Legg

Graças à posição da Lua no céu, será fácil localizar a radiante da Eta Aquáridas. Ela nascerá por volta dàs 2:00 da manhã e estará exatamente na Constelação do Aquário, com o radiante bem a esquerda dela.

Mas vai ser importante evitar olhar na direção da Lua, no momento da observação, para não se ofuscar com seu brilho. O melhor é olhar para as áreas mais escuras do céu, pois os meteoros irão surgir a qualquer momento e em qualquer direção. Além disso, não será preciso nenhum equipamento como telescópio ou binóculos para observar os meteoros. Só é preciso que o tempo colabore e que o céu esteja aberto durante a noite, sem nuvens, e chuva, apenas a de meteoros.

Comments are closed.