De novo! Lixo espacial é flagrado em reentrada sobre São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

DestaquesReentradas

Written by:

Mais uma reentrada de um detrito espacial ocorreu sobre o Brasil na madrugada desta sexta (29) e foi visto em pelo menos 3 estados do Sul e Sudeste. O lixo espacial deixou um rastro de luz no céu por volta das 4h da manhã, e foi flagrado por câmeras da BRAMON e do Clima ao Vivo no Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Confira o vídeo:

Segundo as análises realizadas pela BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o objeto era um detrito do foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado em 19 de março deste ano, levando 53 satélites Starlink a bordo. O detrito vinha sendo acompanhado por observadores de satélites e objetos em órbita. Sua reentrada estava prevista para esta sexta (29), dentro de uma margem de 4 horas, que incluía uma passagem sobre o Brasil, onde o objeto acabou reentrando. 

Previsão de passagem do detrito do Falcon 9 sobre o Brasil dentro da janela de reentrada - Reprodução: satflare.com

Previsão de passagem do detrito do Falcon 9 sobre o Brasil dentro da janela de reentrada – Reprodução: satflare.com

Os dados registrados ainda estão sendo analisados pela BRAMON, mas a princípio, o mais provável é que os fragmentos mais resistentes desse objeto poderiam ter caído em Minas Gerais. 

Risco pequeno, mas crescente

Com o aumento dos lançamentos e o significativo incremento de objetos em órbita, as reentradas de lixos espaciais têm se tornado mais frequentes nos últimos anos. Há pouco mais de um mês, a reentrada de um segundo estágio do Falcon 9 foi flagrada no Sul do país. 10 dias depois, um enorme pedaço do foguete foi encontrado por um agricultor de São Mateus, no Paraná.

Sabemos que é pequeno o risco da queda de um fragmento desses atingir uma pessoa ou causar maiores prejuízos em solo. Ainda assim, é preocupante pensar que esse pequeno risco está se multiplicando a cada dia, à medida em que a humanidade ocupa cada vez mais o espaço próximo à Terra. 

 

Comments are closed.