BRAMON participa da reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP) da USP

Tempo de leitura: 7 min

Notícias

Written by:

Durante os dias 9 a 12 de setembro ocorreu no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI-USP) em São Paulo a XLIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O evento foi marcado pela apresentação de dezenas de palestras apresentando os principais resultados de pesquisas recentes de jovens pesquisadores brasileiros (graduandos, pós-graduandos e pós-doutores), além de conferências ministradas por diversos pesquisadores e professores consagrados na área da astronomia no Brasil e no mundo. Além disso, durante o evento ocorreu a apresentação de quase 200 pôsteres também trazendo o que há de mais novo na astronomia no Brasil. Os pôsteres foram divididos em 7 grandes áreas:

– A Galáxia e Meio Interestelar

– Astronomia de Posição, Astroquímica e Astrobiologia

– Ensino, Difusão e História da Astronomia

– Estrelas e Física Solar

– Galáxias e Núcleos Ativos

– Instrumentação e Software

– Objetos Compactos, Cosmologia e Astrofísica de Altas Energias

Dentro da categoria Astronomia de Posição, Astroquímica e Astrobiologia estavam presentes 3 pôsteres produzidos diretamente por integrantes da BRAMON trazendo trabalhos desenvolvidos pela rede. O primeiro trabalho intitulado “A Bright Fireball Over The State of Rio Grande do Sul” (Um Brilhante Fireball Sobre o Estado do Rio Grande do Sul) descreveu a análise da passagem do meteoro sobre a região sul do Brasil no dia 6 de junho de 2019. A análise do meteoro demonstrou que fragmentos de meteorito devem ter se espalhado por uma grande área entre as cidades de Jari e Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul, apesar de que nenhum meteorito tenha sido encontrado até o momento. O trabalho foi de autoria principal de Marcelo Zurita e contou com a participação de diversos integrantes da rede, como mostrado abaixo.

O segundo trabalho intitulado “Análise dinâmica e espectral do meteoro de 21/08/2018 em São Paulo” apresenta os primeiros resultados da análise espectral de um meteoro capturado por uma estação da BRAMON contando com a presença de uma grade de difração. Assim, as cores (espectro) emitidas pelo meteoro são separadas e é possível fazer uma análise semi-quantitativa dos elementos presentes em sua composição. O trabalho é de autoria principal do operador Rubens Damiglê Alves Marreira, como mostrado abaixo.

O terceiro trabalho intitulado “Análise do Meteoro da Costa Rica de 04/2019”, de autoria principal da Professora Daniela Cardozo Mourão (UNESP-Guaratinguetá), apresenta a análise do meteoro ocorrido sobre a Costa Rica que gerou meteoritos de um tipo raro: meteorito côndrito carbonáceo CM2. O meteorito, nomeado Águas Zarcas, é rico em carbono e sua análise poderá nos ensinar muito sobre a origem de moléculas orgânicas no Sistema Solar. Banner apresentado abaixo.

Por fim, podemos também destacar o trabalho intitulado “Nuclear parameters of the comets 63P/Wild 1 and C/2012 K1 (PANSTARRS)” (Parâmetros nucleares dos cometas 63P/Wild 1 e C/2012 K1 (PANSTARRS)) apresentado pelo aluno Tiago Moura Bettio, orientado do Professor Alberto Betzler (UFRB) colaborador assíduo da BRAMON e co-autor de diversos trabalhos da rede.

Todos os trabalhos apresentados no congresso são convidados para serem publicados na forma de um resumo expandido no Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, passando assim a ficar disponível para toda a comunidade científica mundial. A publicação do Boletim da SAB contendo os resumos expandidos da XLIII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira está programada para o primeiro trimestre de 2020. Em 2019, foi publicado o resumo expandido do trabalho apresentado pela BRAMON durante a XLII Reunião Anual da SAB ocorrida em 2018 (disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/28859/1/BSAB31_artigo_grande_meteoro_da_bahia%20%28pdf.io%29.pdf)

Durante todo o mês de setembro e as duas primeiras semanas de outubro, ocorre também na USP o 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP), evento voltado para a divulgação dos trabalhos de iniciação científica dos alunos de graduação. Durante o evento, o aluno Pedro Nakamura, graduando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) apresentou um pôster intitulado “Eventos Transientes Luminosos em Sistemas Convectivos de Mesoescala Sobre a América do Sul”. Este pôster reúne as informações catalogadas por ele sobre os TLEs (Eventos Transientes Luminosos) capturados pelas estações da BRAMON entre 2015 e 2018, majoritariamente sprites e alguns gigantic jets. Banner apresentado abaixo.

Esse trabalho desenvolvido pelo Pedro, com orientação da Professora Rachel Albrecht (IAG/USP), é o primeiro mapeamento de TLEs sobre a América do Sul, totalizando 1379 capturas. A pesquisa abre a possibilidade de no futuro cruzar os dados desse catálogo de TLEs com outros que reúnem informações sobre a quantidade e intensidade de raios sobre o Brasil. Esses dados são obtidos por sistemas de detecção de raios em terra e por satélites, e são parte de programas de pesquisa desenvolvidos pelo IAG em parceria com outros institutos de pesquisa. Assim, surge a possibilidade de se encontrar correlações que possam ajudar a entender quais fenômenos e processos estão envolvidos na formação e no desenvolvimento dos diferentes tipos de TLEs.

Comments are closed.