Astrofotógrafo capta momento exato da passagem de um meteoro

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e Fireballs

Written by:

O astrofotógrafo Gabriel Zaparolli registrou o momento exato em que um meteoro cortou o céu durante uma sessão de fotos no Paredão das Furnas, cartão postal de Torres no Rio Grande do Sul.

Foto do Meteoro sobre o Paredão de Furnas em Torres, RS - Créditos: Gabriel Zaparolli

Foto do Meteoro sobre o Paredão de Furnas em Torres, RS – Créditos: Gabriel Zaparolli

Ao perceber que havia registrado o meteoro, Gabriel, que também integra a BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, avisou seus colegas que rapidamente encontraram o registro em outras duas câmeras da Rede em Monte Castelo, Santa Catarina e em Taquara, também no Rio Grande do Sul.

Confira no vídeo abaixo:

A partir da triangulação das imagens foi possível calcular sua trajetória e sua órbita.

O meteoro iniciou sua fase visível às 23:59 TU (20:59 no horário local) do dia 18 de maio a 74 Km de altitude sobre o oceano e viajando a 16,1 Km/s (~ 58 mil Km/h) até ser completamente vaporizado pela atmosfera a 45,6 Km de altitude, ainda sobre o Oceano, cerca de 10 Km do litoral gaúcho, na altura de Capão Novo.

Trajetória do meteoro - Créditos: BRAMON

Trajetória do meteoro – Créditos: BRAMON

Sua órbita indica um meteoro esporádico proveniente do cinturão principal de asteroides, com um periélio de 0,8 UA, semieixo maior de 2,3 UA e inclinação de 6,2°.

Órbita do meteoroide - Créditos: BRAMON

Órbita do meteoroide – Créditos: BRAMON

Além da belíssima foto do Gabriel Zaparolli, também captaram o meteoro a estação allsky CFJ10/RS em Taquara, operada pelo Dr. Carlos Jung (Observatório Heller & Jung) e a estação JJS2/SC em Monte Castelo, operada por Jocimar Justino de Souza.

Comments are closed.