ALERTA DE REENTRADA – Iridium 23

Tempo de leitura: 3 min

Notícias

Written by:

Um Satelite Iridium deve reentrar essa noite e há chances que isso ocorra sobre o Brasil. Segundo a previsão de Joseph Remis, especialista no cálculo de reentradas, o objeto IRIDIUM 23 (NORAD 24906), deve cair por volta das 21:34 (horário de Brasília) dessa terça, 27 de março, no leste asiático. Mas a margem de erro dessa previsão é de 2 horas para mais ou para menos e nesse período o objeto passa sobre o Brasil.

Passagem do Iridium 23 sobre o Brasil

Passagem do Iridium 23 sobre o Brasil

 

Às 20:47, o satélite deve iniciar sua passagem pelo Brasil a partir do extremo Sul do país, sobre o Chuí, no Rio Grande do Sul. Ele seguirá sempre do Sul para o Norte, passando a oste de Brasília por volta das 20:52 e saindo por volta dàs 20:57, a oeste do Oiapoque, Amapá, no extremo norte do país. Durante essa passagem, ele estará na sombra da Terra e só será visível se iniciar o processo de reentrada, quando a compressão do ar a sua frente provoca a formação de plasma, o mesmo fenômeno que ocorre na passagem de meteoros.

Satélite Iridium e Foguete Delta-7920-10C

Satélite Iridium e Foguete Delta-7920-10C

O Iridium 23 integrava a constelação de satélites Iridium, que tem como objetivo principal fornecer um serviço de comunicação por satélite para qualquer parte do planeta. Ele foi lançado em agosto de 1997 em no foguete Delta 7920-10C a partir de Base de Vandenberg na Califórnia. Desde 2010, as manobras realizadas com esse satélite, sugerem uma falha parcial em seu funcionamento.

Grande parte do satelite deve ser consumido pela passagem atmosférica, mas existe o risco que alguns destroços atinjam o solo. Embora haja algum risco, as chances de que isso possa atingir alguém ou causar algum tipo de prejuízo é muito pequena.

Quem quiser pode acompanhar em tempo real a posição do objeto através desse link: http://www.satview.org/?sat_id=24906U&lang=br
Mas alertamos que quando está próximo da reentrada, é comum que o objeto passe alguns minutos antes do exibido no site.

Comments are closed.