ALERTA DE REENTRADA – Detrito do Foguete Ariane 5 pode cair no Brasil

Tempo de leitura: 2 min

Notícias

Written by:

De acordo com os cálculos feitos por Joseph Remis, especialista em predições de reentradas de satélite, um detrito do foguete Ariane 5, lançado na Guiana Francesa em 2011, deve reentrar a atmosfera neste dia 27 de fevereiro. O horário previsto para reentrada é 09:31 (horário de Brasília) mas pode ocorrer em um período de 5 horas antes ou depois. Durante esse período (entre 04:31 e 14:31), ele pode fazer até 7 passagens sobre o extremo norte do Brasil.

 

Caso a reentrada ocorra em uma dessas passagens, uma bola de fogo poderá ser vista nos céus de Roraima, Amapá norte do Amazonas e Pará, sempre em uma trajetória predominantemente de oeste para leste. Ela seria visível a até uns 300 Km de sua trajetória, que passa por essas linhas no mapa.

reentrada_37395

Não há risco algum para a população em solo, uma vez que o objeto deve ser consumido totalmente na sua passagem atmosférica. Mas se for visível, será um belo espetáculo no céu.

Sylda Ariane 5

Sylda Ariane-5 (objeto deve reentrar na atmosfera nesse dia 27 de fevereiro)

É possível acompanhar em tempo real a posição estimada do objeto a partir desse link: http://www.n2yo.com/?s=37395
Lembramos que é normal que o site continue calculando e exibindo a posição do objeto mesmo depois da reentrada, até que ela seja confirmada oficialmente.

Comments are closed.