Ciência Cidadã – BRAMON apoia ações na Noite Internacional de Observação da Lua

Tempo de leitura: 4 min

Notícias

Written by:

A Noite Internacional de Observação da Lua (28 de outubro) é um evento anual mundial que encoraja a observação, apreciação e entendimento da relação entre a Lua e a exploração espacial. Também convida a todos a um entendimento sobre as conexões culturais e pessoais com nosso satélite natural. Todos são convidados a participar deste momento, seja de forma individual ou promovendo observações públicas. É uma oportunidade de ao menos por um dia no ano, observar e aprender sobre a Lua.

Os grupos: Projeto Astronomia para Todos – Batatais/SP , Luar do Sertão – Sertãozinho/SP e ASTROCAN, Nhandeara/SP se deslocaram até São Simão a 300 Km de São Paulo para promover observação pública da Lua no último dia 28.

Isso reforça ainda mais a ideia de nós da BRAMON temos sobre ciência cidadã. Sendo esta um caminho de duas vias. Tanto o incentivo da produção científica de forma mais abrangente possível quanto a ação de promover a difusão do saber científico, atingindo as pessoas que dele tem demanda direta ou indiretamente.

A BRAMON esteve presente ao evento na figura de grandes apoiadores que comungam com o espírito da rede no servir científico com qualidade, respeito, capilaridade e oportunidades.

Ricardo Cavallini (Astronomia para Todos, BRAMON)

Marco Aurélio Esparza conduzindo observações lunares (Galeria do Meteoro, O que ver no céu – Astronomia)

Renato Poltronieri (ASTROCAN, BRAMON)

Renato Poltronieri fala aos presentes sobre meteoros e meteoritos

Populares observam a Lua através de telescópios

A BRAMON parabeniza toda e qualquer ação séria de difusão científica. E reconhece, na ação colaborativa entre ASTROCAN, no Projeto Astronomia para Todos e no Grupo Luar do Sertão, o espírito necessário para construirmos um nivelamento do saber científico. Ações de observação pública sempre são úteis para  aproximar as pessoas da Astronomia e propiciar um essencial religare. 

Para maiores informações sobre a “Noite Internacional de Observação da Lua”: https://www.lpi.usra.edu/observe_the_moon_night/

Fotos: ASTROCAN/Astronomia para Todos/Luar do Sertão. Texto e Edição: Lauriston Trindade.

Comments are closed.