BRAMON registra bólido de chuva descoberta pela própria BRAMON

Tempo de leitura: 3 min

Bólidos e FireballsNotícias

Written by:

Um bólido bastante luminoso foi registrado por quatro câmeras da BRAMON na madrugada dessa quinta, 23 de abril. A partir da triangulação das imagens, foi possível determinar a trajetória do meteoro e sua órbita, que está associada ao radiante phi Ophiuchids (USG), uma das chuvas de meteoros descobertas em 2017 pela BRAMON. Confira o vídeo abaixo:

As câmeras localizadas em Taquara, RS, Monte Castelo, SC e Florianópolis, SC, detectaram o bólido às 06:43 (horário universal, 03:43 no horário de Brasília). O meteoro com elevado brilho chegou a atingir uma magnitude de -6.8, explodindo sobre a Região das Hortências no RS.

De acordo com as análises realizadas pelo Prof. Dr. Carlos Jung, o meteoro começou a brilhar a uma altitude de 106,4 Km e se extinguiu com uma explosão a uma altitude de 67,1 Km sobre a Região das Hortências, acima das cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado na Serra Gaúcha.

A triangulação das imagens, permitiu também o cálculo da órbita deste meteoro, o que causou uma grata surpresa: Apesar de estarmos no período da Chuva de Meteoros Líridas, o meteoro registrado não pertence a esta chuva. A chuva de origem é a phi Ophiuchids que foi descoberta em 2017 pela própria BRAMON e está catalogada na União Astronômica Internacional com a sigla USG. A phi Ophiuchids é uma chuva que tem seu radiante próximo à estrela phi Ophiuchi, na Constelação do Serpentário (Ofiúco) e tem sua máxima no próximo dia 11 de maio.

As imagens foram registradas pelas estações BRAMON no Observatório Heller&Jung em Taquara no Rio Grande do Sul, administrada pelo Prof. Dr. Carlos Jung, em Monte Castelo em Santa Catarina, administrada por Jocimar Justino de Souza e em Florianópolis, também em Santa Catarina, administrada por Thiago Paes.

One Reply to “BRAMON registra bólido de chuva descoberta pela própria BRAMON”

  1. […] first recorded fireball was seen over Minas Gerais. According to Professor Carlos Fernando Jung from […]