Operadores
Login

Esqueceu a senha?

BRAMON | BRAMON e UNILAB – O início da parceria.
1505
post-template-default,single,single-post,postid-1505,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Novidades

BRAMON e UNILAB – O início da parceria.

 

No último dia 28 de fevereiro, Lauriston Trindade esteve em visita ao Grupo GEPPAA  (Grupo de Ensino, Pesquisa e Popularização da Astronomia e Astrofísica) pertencente à UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Campus Palmares – Acarape/CE).
Tudo começou quando Lauriston participou de uma live no canal SpaceToday e o jovem Erico Castro entrou em contato, falando sobre um Grupo de estudos astronômicos no qual ele havia entrado recentemente. Um dos assuntos principais era sobre a BRAMON. Erico também fez os contatos na UNILAB e foi organizada fala na reunião do GEPPAA. Lá, foi abordado o tema das pesquisas cientificas de alta qualidade que podem ser empreendidas por astrônomos amadores.
A recepção foi muito boa. Tudo foi muito tranquilo.

Lauriston Trindade em fala na reunião do GEPPAA

Lauriston iniciou falando sobre as descobertas empreendidas pela BRAMON no ano de 2017 e dos ganhos múltiplos que várias partes podem ter ao integrar um projeto colaborativo. O professor Michel Granjeiro ficou interessado em celebrar esta parceria entre o GEPPAA e a BRAMON. “Nossa intenção é montar uma estação de monitoramento de meteoros em um dos campi da UNILAB e utilizar o equipamento como nova ferramenta pedagógica no apoio ao ensino de Física e Astronomia”, disse. “De minha parte eu fiquei muito interessado e contente. Tanto porque pude interagir com muitas pessoas durante minha fala, quanto ao próprio ambiente de ensino que tanto prezo e considero. Assim que tiver nova oportunidade e convite, vou me organizar para voltar lá. Temos muita coisa para criar juntos.” Concluiu Lauriston.

Lauriston em sua aula expositiva sobre a Ciência de meteoros.

O professor responsável pelo GEPPAA, Michel Lopes Granjeiro, comentou que desde a criação do GEPPAA, uma das intenções era poder celebrar parcerias para alavancar a produção científica. O mesmo disse, ao final da reunião que acredita que este tempo está chegando com a aproximação da BRAMON à UNILAB.

O GEPPAA ganhou alguns fragmentos do meteorito Bedengó, gentilmente doadas pela Drª Maria Elizabeth Zucolotto, por ocasião do XX ENAST – RJ e cedidas por Lauriston Trindade para um início de coleção na UNILAB.

 

Professor Michel Lopes e Lauriston Trindade

Alguns integrantes do GEPPAA – UNILAB

A BRAMON acredita na parceria como forma de fortalecer e promover a divulgação e integração científica. Prospectar novas oportunidades é ação de todos que integram esta que é uma das maiores redes de monitoramento do mundo.

Imagens: divulgação GEPPAA. Texto e edição: Lauriston Trindade*

*Lauriston Trindade é graduando em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Co-descobridor de chuvas de meteoros. Integrante da BRAMON desde 2015. Membro da International Meteor Organization.

Nenhum Comentário

Desculpe, os comentários estão fechados agora.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Google+
http://www.bramonmeteor.org/bramon/bramon-e-unilab-o-inicio-da-parceria">
Twitter